segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Exposição "Pulsar Viana Kids"

No passado dia 16 de setembro foi inaugurada no Estação Viana Shopping uma exposição com os trabalhos desenvolvidos por alunos dos 6 aos 12 anos, o "Pulsar Viana Kids". 

Os  alunos no ATL de verão da nossa escola, foram desafiadas a desenvolver um trabalho inspirado num objeto ou em algo que as fizesse recordar Viana do Castelo, para contar uma história de uma forma plástica. Este conceito visa oferecer uma maior visibilidade e importância aos objetos comuns do dia-a-dia, tornando-os menos banalizados. 

Os ateliers foram criados e coordenados pela artista Ana Pérez-Quiroga, vencedora do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - SPA para a melhor exposição de Artes Plásticas de 2014 e portadora de uma série de competências pedagógicas indispensáveis para levar a cabo a implementação do Pulsar Viana Kids. Os trabalhos expostos foram realizados pelo Externato S. João Bosco e nos programas de ocupação de tempos livres da União de Freguesias de Viana do Castelo e das "Férias de Verão 2017"  da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 


Com esta iniciativa lúdico-pedagógica pretende-se contribuir para a obtenção de uma cultura visual mais alargada e promover a oportunidade das crianças explorarem e desenvolverem uma linguagem plástica e artística como meio de expressão pessoal. A escolha de um objeto por uma criança e o envolvimento desse objeto numa história criada por si e que irá representar a criação de um laço afetivo e cognitivo àquele objeto em particular, de modo a que os mais novos percebam que todos os objetos têm uma história para lá da sua utilização diária. 



Sem comentários:

Enviar um comentário