quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Projeto: "Família conta-nos uma história"

A mãe do Manuel Silva veio esta semana à nossa sala contar-nos uma história de forma especial. Para além de trazer o livro, trouxe umas máscaras que os meninos puderam pegar e serem eles  os personagens desta história. Esta era "A Galinha Ruiva" que cativou os meninos, pois adoraram o conto e a forma como foi apresentada. 
Para além de agradecermos a disponibilidade da Dra Carla para vir à nossa escola, queremos também agradecer as máscaras que nos deu e que foram feitas com tanto carinho, bem como o livro que gentilmente ofereceu para a biblioteca da sala.








Sinopse
A galinha ruiva é um conto tradicional inglês com uma temática que nunca deixa de estar presente no nosso quotidiano: o valor do esforço e da perseverança, que sempre dá bons resultados, face à preguiça e a falta de solidariedade de quem está acostumado a beneficiar, sem o merecer, do trabalho dos outros.

Ao invés da vontade da galinha ruiva em tirar proveito de uns grãos de trigo, a atitude do cão preguiçoso, do gato dorminhoco e do pato muito malandro demonstra - pelos adjetivos que definem as personagens - que não faz parte das suas personalidades colaborar nas tarefas necessárias: semear, ceifar, colher, moer, amassar... Trabalhos que, para além de serem árduos, ocorrem ao longo de uma linha temporal longa, através das estações, provando que nem a paciência faz parte das qualidades daqueles que apenas se interessam pelos resultados imediatos.

As ilustrações, de tons quentes e ocres, revestem ludicamente o texto que ganha assim vida com os seus animais humanizados, com os sues originais elementos mecânicos e com um cenário que reflete a vida tradicional no campo.

2 comentários:

  1. O prazer foi todo meu, eles sao bons ouvintes e muito participativos.
    Clara

    ResponderEliminar
  2. Eles adoram ouvir histórias e sempre que vem um familiar à sala é sempre uma novidade recebida com grande entusiasmo.

    ResponderEliminar